A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


terça-feira, 2 de junho de 2009

As 12 cidades e a Copa do Mundo de 2014

Foram anunciadas, neste domingo, as 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Vamos, nem que seja por um momento, esquecer da euforia por morar em uma das cidades citadas e pôr os pés no chão. O que o Brasil e suas 12 cidades tem a oferecer para as 31 nações que, ao lado da Seleção Brasileira, vão lutar pela conquista da Copa do Mundo?

Mais: Qual a imagem do Brasil estaremos dispostos a mostrar e contextualizar aos ilustres visitantes, que ficarão por, aproximadamente, pouco mais de um mês na terra Brasilis?

Faltam só cinco anos para o Mundial.

Projetos pra lá de milionários e arquitetônicos foram anunciados, e há tempos. Nenhum foi levado adiante ainda. A desculpa era a de que faltava o "ok" da Fifa para iniciar os investimentos. Mas esquecem que, independente de sediar ou não a Copa do Mundo, melhorias são necessárias e que a nossa sociedade carece de bons tratos, conforto e cidadania.

Melhorar a questão do trânsito em São Paulo não é algo que se deve pensar apenas depois de a Fifa dizer que a cidade merece fazer parte do evento mais importante do futebol. São Paulo é o pólo financeiro do país. Nunca que ficaria fora. E é por essa razão, que a modernização e renovação do município deveria se planejada e posta em prática muito antes de Fifa, COI ou seja lá o que for!

Teremos quatro cidades nordestinas como sede. Região em que o que predomina é o Coronelismo. A Bahia não é apenas o Pelourinho, o Carnaval que dura um mês ou mais no gingado das mulatas. Há miséria, descaso, falta de educação e de moradia. E, antes que alguém venha falar que sou "anti-baiano", que estou "maldizendo o povo baiano", já deixo avisado: esse descaso e falta de educação não existe apenas na Bahia, mas também em outras cidades, outros estados da Região Nordeste. Culpa dos governantes que lá vivem, exploradores da mão de obra, sem oferecer um mínimo de dignidade.

E Brasília??? O antro da perdição, o local preferido dos urubus, aproveitadores e falsos-moralistas que, num lapso de memória com duração de 4 anos ou mais, esquecem que foram eleitos pelo povo mais humilde e, como recompensa, oferece a estes uma banana de nome "bolsa família", como se isso resolvesse todos os problemas possíveis e imagináveis daquele cidadão e dos familiares dele.

Dias desses, um dos muitos Secretários da Segurança que São Paulo já teve, festejou de braços abertos e sorriso escancarado a redução na criminalidade em 10%. Úm índice absolutamente ridículo se analisarmos a diversidade dos crimes que são praticados a todo instante. Será que essa estatítica tão festejada é confortável para um italiano, um espanhol ou um inglês que vier para cá assistir aos jogos? E se esses visitantes forem recebidos pelas famosas balas perdidas que, depois são encontradas próximas a eles ou neles, o que é ainda pior? Vão fazer festa também???

O Brasil, todos sabem, não sedia uma Copa do Mundo desde 1950, quando perdemos na final, no Maracanã, para o Uruguai. Os preparativos para uma nova participação como país sede deveria ser iniciada desde o final daquela Copa, não agora, às vésperas de um Mundial na Era Moderna, passados mais de 50 anos, como um trampolim eleitoreiro, regado de cinismo e hipocrisia.

Quem viu a organização e o cuidado que os alemães tiveram em 2006 ficou boquiaberto. Saiu tudo como o planejado. E aqui? Como será?

Investir na educação, no lazer, no transporte e na segurança, não é algo que deva ser feito pura e simplesmente. Trata-se de um investimento valioso, que vai repaginar o país, dar nova identidade, nova cara. Com a Copa do Mundo em andamento, o Brasil será manchete em todos os jornais do mundo, desde os mais famosos até os mais simples. E não podemos permitir que o Brasil de hoje ganhe os noticiários de amanhã. Se for assim, passaremos uma vergonha universal.

Agora, se tudo o que é falado e prometido for desempenhado de fato, sem que fique guardado num arquivo de projetos rejeitados e esquecidos, nosso país terá um enorme e positivo destaque. E essa boa imagem resultará em frutos saborosos e maduros, como no aumento no turismo, na procura de investidores, num bem-estar social econômico e político, numa nação acolhedora, capaz de atender aos seus anseios e aos dos outros do mesmo modo.

Por enquanto, esse Brasil de cara nova existe apenas nas falácias governamentais.

Enquanto a sociedade não arregaçar as mangas e der um xeque-mate nessa gente, viveremos como reféns e seremos motivo de riso para todo o mundo.

E viva a Copa do Mundo de 2014!

22 comentários:

  1. Concordo com tudo que você falou, cabe a nós fiscalizar essas obras milionarias. Mas que muita coisa está sendo maquiada, isso não tenha dúvidas meu amigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala PP boa oportunidade pra alguem lucrar e mais ainda pra alguem lucrar em cima dos lucros, coitado do bolso dos pagadores de impostos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. pagador de imposto é pagador de promessa, carlos. só se lasca. abs, pp

    ResponderExcluir
  4. Pérsio,sinceramente tem que fiscalizar e ainda mais os estádios que serão feitos de elefante branco e tal!
    sabe quando eles vão começar as obras?em cima da hora!pra terem motivo pra adquirir a roubalheira,essa copa promete até na roubalheira e a CBF tenho quase certeza que vai usar a globo como forma de tapar a sujeira que será feita.
    a sociedade não pode ficar omissa e calada como fica as vezes sem fazer nada,tem que ficar de olho e até protestar.
    abraço PP!

    ResponderExcluir
  5. igor, é bem por aí, mesmo! infelizmente! abração, pp

    ResponderExcluir
  6. Essa coisa de arrumar a casa só em determinadas situações, é patética!
    O Brasil não tem estrutura para realizar um evento desse porte! Se gastou tanto com o Engenhão, e volta e meia o pessoal do atletismo reclama da falta de uso em competições...estão esperando o q, deteriorar?
    Tanta coisa pra fazer, tantos problemas o país tá enfrentando...tsc tsc tsc

    Mode revoltada: On

    ResponderExcluir
  7. Verdade, Eli. Sobre o Engenhão, quem falou comigo outro dia foi o Valter Bernat, que você também conhece. Disse que a fama do estádio é a de VAZIÃO, no Rio. Beijo, PP

    ResponderExcluir
  8. é é, falouu a certoo PP
    isso é uma ilusão p/ a massa ;~~


    beeijos

    ResponderExcluir
  9. ilusão sem tamanho, macarenna. beijo, pp

    ResponderExcluir
  10. Agora é mão na massa, não adianta mais ficar lamentando ou criticando porque não tem mais volta, e mesmo que aja fiscalização a roubalheira vai ser grande, e todos que tirem o melhor proveito dessa situação de acordo com sua consciencia e carater.
    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  11. boa, junior! QUE NOSSOS DIRIGENTES TENHAM CARATER. DUVIDO, MAS... abs, pp

    ResponderExcluir
  12. quero ver o Brasil estar pronto de verdade para essa copa, não é só estádio, é segurança, transporte, vamos ver, se o Brasil der um jeito na segurança e no transporte, essa copa já vai ter valido a pena

    Visite-me se puder
    http://theocho888.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Assino em baixo PP, e ainda bem q fortaleza foi escolhida, assim talvez eu possa ver algum jogo. abs...

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo avassalador...
    Se por umlado estou orgulhosa pela vitoria... por outro, preocupada pois não achei bom o resultado final do Pan para minha cidade Rio de janeiro.
    Muitas obras de infra estrutura importantes ficaram para "sabe Deus quando"... A recuperação de hospitais e escolas só rezando talvez se consiga algo... para piorar o maravilhoso parque aquatico numa região nobre está "largado"... o estadio com ciclovia toda de madeira importda carissima... não sei se aguenta esperar pela Olimpiada prometida...
    To feliz e orgulhosa, mas reticente...

    ResponderExcluir
  15. Pois é isso, Avassaladora! O Brasil corre o grande risco de, ao final da Copa, ficar inacabado! Beijo, PP

    ResponderExcluir
  16. Cada povo tem que o governo que merece (e suas devidas consequências), já dizia o sábio Salomão.

    ResponderExcluir
  17. 610 ou 611?? Eis a questão!!

    Para quem está em Presidente Venceslau temos que escolher entre SP e Curitiba para ver os jogos que são as cidades mais próximas a 610 e 611 km respectivamente...

    PV é longe de tudo!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto