A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


segunda-feira, 22 de junho de 2009

A lambança são-paulina



Francamente, não há como entender ou aceitar a demissão de Muricy Ramalho do São Paulo.

Por mais que os quatro insucessos na Libertadores, e contra equipes brasileiras, pesem um pouco, não se pode fechar os olhos para o inédito Tricampeonato Brasileiro, conquistado pelo mesmo Muricy, em 2006/07/08.

Há tempos, não é de hoje, que tem muito jogador fazendo corpo mole e se envolvendo em fofoquinha, de modo a prejudicar todo um trabalho, para saciar a vaidade e interesses próprios.

Na direção do São Paulo mesmo, muitos não topavam com o treinador, seja por ter uma ideologia diferente ou por dificuldade no relacionamento, devido ao lado "anti-social" de Muricy.

O fato é que a Diretoria Tricolor pisou feio na bola e foi totalmente deselegante, ao demitir Muricy e, minutos depois, anunciar Ricardo Gomes como o novo treinador.

Soou como algo já planejado, combinado, uma situação absolutamente desnecessária, sem qualquer preocupação com a ética.

Quem também falhou feio foi o (ainda) treinador Cuca, do Flamengo, que, de acordo com o divulgado pela imprensa, ao saber da possibilidade de Muricy ser demitido, ligou para o presidente Juvenal Juvêncio para saber se "podia sair do Rubronegro para acertar com o time do Morumbi".

A se confirmar o fato, além de ficar caracterizada a falta de respeito com o momento complicado enfrentado por um colega de profissão, deixa em evidência um desapego geral pelo Flamengo.

Uma situação absolutamente desagradável para o técnico Rubronegro e, ao mesmo tempo, para o time da Gávea.

Chega até a dar a impressão de que o Cuca está arrebentando a boca do balão no Fla, quando, na verdade, faz um trabalho mediano pra ruim!

Derrotou o Internacional, no Maracanã, por 4 a 0, com 3 gols de Adriano? Derrotou. Mas o Colorado estava com o time B, sem D'Alessandro, Taison e Nilmar. Ou seja, foi uma vitória importante, mas que não pode ser encarada com um tamanho superior ao que tem.

Bom... vamos voltar a falar do São Paulo que, ontem, foi derrotado por 3 a 1 pelo Corinthians, com direito a olé e a silêncio fúnebre no gol de Richarlyson.

Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, quando questionado sobre Ricardo Gomes, deixou claro que nenhum membro da Diretoria são-paulina entendeu o motivo da contratação.

Já Marco Aurélio Cunha, superintendente do Clube, disse no "Mesa Redonda", da TV Gazeta, sob o comando de Flávio Prado, que Ricardo Gomes era um sonho antigo, algo que já era pensado lá pra 2004, quando Cuca foi contratado...

Como se vê, cada qual apresenta uma versão e nenhuma delas convence ou dá liga.

Espero, e torço muito, para que Ricardo Gomes tenha sucesso como treinador no São Paulo. Mas, do jeito que a coisa caminha, a tendência é a de que ele não dure nem 3 meses à frente do grupo.

Não por ele, Ricardo Gomes, mas, por falta de bom senso da Diretoria do São Paulo que, na tentativa de arrumar uma besteira, mostrou uma afobação de principiante, cometendo um erro ainda maior.

NA INTERNET...
Durante o programa "Mesa Redonda", da TV Gazeta, a apresentadora Michele Giannella comentou, e mostrou para quem quisesse ver, que Muricy Ramalho, mesmo demitido, ainda figurava entre os membros da Comissão Técnica do São Paulo.

Escrevo esta coluna às 13h10 da segunda-feira, 22 de junho. E a foto de Muricy foi retirada.

Mas, há um outro detalhe... Fui na página em que ficam dispostos os membros da Diretoria.

Sabe quem aparece como Diretor de Planejamento e Desenvolvimento?

Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, ex-presidente do São Paulo, morto no dia 29 de novembro de 2008.

Se a intenção foi a de homenagear o ex-dirigente, faltou, no mínimo, o "In Memoriam"...

Confira (na foto, logo acima do texto e) no link: http://www.saopaulofc.net/v4/1NOVO2.asp?PLC_map_001_c=04.05.01

14 comentários:

  1. Que a demissão do Muricy foi um erro é fato, agora é bola pra frente e torcer pra dar certo a aposta no Ricardo Gomes, mas com relação a essa gafe ai do Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa é no minimo desrespeitoso. abraço.
    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. O caso Cuca:

    Concordo com o jornalista José Roberto Burnier. Ontem ele participou do programa "Enquanto a bola não rola" da rádio Globo e disse que acredita que o Muricy tenha se preciptado. Alguém deve ter falado alguma coisa com ele e ele vendeu o peixe como comprou.

    Na entrevista do Muricy, ele não parecia premeditado a falar aquilo. De repente...no meio da entrevista, por acaso ele citou essa suposta ligação.

    Ligação que eu não duvido que tenha acontecido mas não dentro desse contexto sugerido pelo Muricy.

    ResponderExcluir
  3. Quanto á demissão do Muricy:

    É sabido por todos que ele há muito tempo sofria resist~encia dentro do próprio clube, de alguns diretores e conselheiros. Pelo que percebí nos últimos dias, entre a torcida eram poucos que queriam sua saída.

    Como bem disse o PVC, foi uma vitórias das numeradas contra a arquibancada.

    O argumento de ter sido eliminado da Libertadores, parece apenas um mero pretexto. Se confirmado, seria de uma demonstração de arrogância extrema do egocêntrico Juvenal Juvêncio.

    Mas parece claro que havia muitos problemas de relacionamento no elenco. Não vi ninguém da diretoria defendendo o treinador.

    Mas que foi muito, mas muito estranho a ausência dele dos treinos de segunda e terça da semana passada às vésperas de um jogo decisivo...isso foi. A desculpa de que estava gripado foi intragável.

    O jeito agora é pagar prá ver. Eu não acredito nem um pouco no Ricardo Gomes. Não porque não tenha um currículo que o credencie. Não considero isso preponderante. Me parece um cara "vazio", sem muitos conceitos definidos.

    Em breve, quem quis a saída do Muricy, sentirá saudades do tetra campeão Brasileiro (o de 2005, também é dele.)

    ResponderExcluir
  4. Sem deixar a paixão de lado, não me importo com o São Paulo. Adorei vencer no final de semana passado e ver a crise no Morumbi.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. daniel, a verdade sobre o teor dessa ligação, só o juvenal juvencio e o cuca é quem sabem de fato. abs, pp

    ResponderExcluir
  6. sobre a demissão do muricy, daniel, concordo contigo! abs, pp

    ResponderExcluir
  7. Fala PP bom mais papo pra ver quem ta errado e no fim fica o disse e não disse, mas no fim nunca iremos o foi dito na verdade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. verdade, carlos. versões sobre o assunto nunca faltarão. abs, pp

    ResponderExcluir
  9. As coisas no Morunbi estão de pernas pro ar. Nem do céu o Marcelo Figueiredo Gouvêa consegue ajudar o São Paulo

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. antes ele conseguisse, uelton. foi um baita presidente! abs, pp

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto