A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sábado, 9 de janeiro de 2010

O Futebol Brasileiro dividido por estados

Escalamos os melhores jogadores por posição e montamos as Seleções por estado

ANA SHEILA e CÉSAR BORGES
Do Mídia sem Média


O talento do futebol brasileiro é reconhecido e reverenciado no mundo inteiro. Nossa seleção é a mais vitoriosa, com cinco títulos da Copa do Mundo, três da Copa da Confederações e oito da Copa América.

Nosso país já venceu oito vezes o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Com esse vasto material humano, conseguiríamos escalar diversas seleções, todas competitivas que não deixariam nada a desejar a outros países.

Com isso, a equipe do MsM ‘convocou’ seis seleções, divididas por estados.

Confira (os nomes em negrito são os destaques das equipes).

Seleção Paulista: Marcos (Palmeiras); Cicinho (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Edmilson (Palmeiras), Fábio Aurélio (Liverpool-ING); Magrão (Al Wahda-EAU), Zé Roberto (Hamburgo-ALE), Elano (Galatasaray-TUR) e Diego (Juventus-ITA); Kléber (Cruzeiro) e Luis Fabiano (Sevilla-ESP).

Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido com Marcos. O goleiro nasceu em Oriente, cidade do interior paulista, está no Palmeiras desde 1992. "São Marcos", como e chamado pelos torcedores, é considerado um dos melhores goleiros do mundo.

Hoje, com 36 anos, foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na campanha do Penta na Copa do Mundo de 2002, além de ser titular na meta alviverde no titulo da Taça Libertadores da America em 1999.

***
Seleção Carioca: Júlio César (Inter de Milão –ITA); Léo Moura (Flamengo), Álvaro (Flamengo), Thiago Silva (Milan-ITA) e Junior Cesar (São Paulo); Ramires (Benfica-POR), Ibson (Spartak Moscou-RUS), Carlos Alberto (Vasco) e Diego Souza (Palmeiras); Adriano (Flamengo) e Ronaldo (Corinthians).

Ronaldo Luiz Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo “Fenômeno”. O centroavante nasceu no Rio de Janeiro e foi por duas vezes considerado o melhor jogador do mundo. Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 15 gols. Aos 33 anos, o atleta já teve passagens por Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Internazionale, Real Madrid e Milan. Atualmente o centroavante veste a camisa do Corinthians.

***
Seleção Gaúcha: Renan (Xeres-ESP); Paulo Baier (Atlético-PR), Anderson Polga (Sporting-POR), Scheidt (Shaanxi Baorong-CHI) e Michel Bastos (Lyon-FRA); Tinga (Borussia Dortmmund-ALE), Mineiro (Schalke04 – ALE), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA) e Anderson (Manchester United-ING); Christian (Portuguesa) e Rafael Sóbis (Al-Jazira –EAU).

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho. O meia-atacante nasceu em Porto Alegre, foi campeão com a Seleção Brasileira da Copa América em 1999. O jogador também é lembrado por ter realizado dribles audaciosos sob o comando do técnico da seleção brasileira Dunga.

Melhor jogador do Mundo na temporada de 2004/05, Ronaldinho Gaúcho, hoje com 29 anos, teve passagem por Grêmio, Paris Saint-Germain e Barcelona. Atualmente o atleta defende o Milan, da Itália.

***
Seleção Baiana: Dida (Milan-ITA); Daniel Alves (Barcelona-ESP), Fabão (sem clube), Domingos (Portuguesa), Júnior (Atlético-MG); Pierre (Palmeiras), Leandro Domingues (Vitória), Lenílson (Jaguares-MEX) e Jorge Wagner (São Paulo); Borges (Grêmio) e Liédson (Sporting-POR).

Daniel Alves, mais conhecido com Dani Alves, nasceu em Juazeiro. O lateral-direito foi eleito pela FIFA o melhor ala pelo lado direito da temporada 2008/09. No melhor momento de sua carreira, Dani Alves ganhou todos os campeonatos disputados pelo Barcelona na última temporada.

O jogador de 26 anos, já atuou no Juazeiro, Bahia e Sevilla. Hoje o lateral é um dos destaques no Barcelona.

***
Seleção Goiana/Brasiliense: Rodrigo Calaça (Goiás); Douglas (Goiás), Lúcio (Internazionale de Milão-ITA), Hilton (Olympique de Marseille-FRA) e Emerson (Avaí); Túlio (Grêmio), Jeovânio (Figueirense), Danilo Portugal (Ponte Preta) e Kaká (Real Madrid-ESP), Fernandão (Goías) e Washington (São Paulo).

Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká. O meia nasceu em Brasília, ganhou os prêmios de melhor jogador do mundo pela FIFA e a Bola de Ouro em 2007. Em 2009, foi considerado pela revista Época uma das 100 personalidades mais importantes do ano.

Kaká, hoje com 27 anos, foi pentacampeão mundial em 2002, com a Seleção Brasileira. Fora isso, em seu currículo, o craque também carrega passagem pelo São Paulo, Milan e, hoje, atua no Real Madrid, da Espanha.

***
Seleção Paranaense: Rogério Ceni (São Paulo); Rafinha (Shalke 04-ALE), Naldo (Werder Bremen-ALE), Miranda (São Paulo) e Juliano Belletti (Chelsea-ING); Kleberson (Flamengo), Jumar (Vasco), Thiago Neves (Al Hilal-EAU) e Alex (Fenerbahçe-TUR); Nilmar (Villarreal-ESP) e Alexandre Pato (Milan-ITA).

Rogério Mücke Ceni, mais conhecido como Rogério Ceni. O goleiro nasceu em Pato Branco, foi contratado pelo São Paulo em 1990 e só passou a ser o titular da camisa 1 sete anos depois. Ceni é recordista em jogos no Campeonato Brasileiros com 387 partidas e o goleiro que mais marcou gols no mundo. Já são 85.

O goleiro de 36 anos fez parte da campanha do Brasil no pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002, no Japão e Coréia do Sul, participou do Tricampeonato consecultivo do São Paulo no Campeonato Brasileiro nos anos de 2006, 2007 e 2008, clube no qual é o capitão e grande líder e ergueu a taça da Libertadores (2005) e Mundial de Clubes da Fifa (2005).

Um comentário:

  1. Brilhante pesquisa como sempre São Paulo está na frente das demais! Já pensou um campeonato com essas seleções!
    Um abraço ate+

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto