ANA CAROLINA SAKURÁ
Nelson Rolihlahla Mandela, nascido em 18 de julho de 1918, era um advogado e representante da luta antiapartheid na África do Sul.
Fundou a Liga Jovem do CNA/ANC, onde coordenava uma campanha de sabotagem contra alvos militares do governo, almejando a vitória na luta contra a segregação racial.
Em seu país de origem, era conhecido como sabotador e guerrilheiro, o que gerou, em 02 de junho de 1967, na setença de prisão perpétua, acusado de planejar ações armadas, sabotagem e conspiração para a invasão da África do Sul.
Durante os 26 anos que viveu encarceirado, Mandela, com seu espírito ativista, lançou uma campanha para reforçar o moviemtno antiapartheid: "Libertem Nelson Mandela!"
Este clamor ecoou ao redor do mundo, o que fez aumentar a pressão pela libertação e o fim da opressão que assolava o país africano.
Em 11 de fevereiro de 1990, o presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, solicitou a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). O ato fez com que os dois recebessem, em conjunto, o Prêmio Nobel da Paz, pelo esforço contra a segregação racial.
No ano de 1994, o homem, o mito, o guerrilheiro com o coração de guerreiro pela igualdade, torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
Festa universal, a vitória da reconciliação sobre o regime segregacionista.
Com o fim do mandato, em 1999, Mandela se afasta da política e passa a cuidar apenas de instituições militantes da igualdade social.
"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
Nelson Mandela
A partir de 2010, será celebrado, em 18 de julho de cada ano, o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto