A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Kaká e Cristiano Ronaldo = Pelé e Coutinho???

COMENTÁRIO

PERSIO PRESOTTO
Do Mídia sem Média


Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, ao comentar as contratações de Kaká e Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid, da Espanha, declarou que os torcedores merengues não terão com o que se preocupar, pois a dupla de craques será um sucesso, algo próximo do que um dia foi a dupla Pelé e Coutinho, na grande equipe do Santos, na década de 60.

"Não vai haver problema nenhum do Kaká e Cristiano Ronaldo jogarem juntos. Vai dar muito certo. O Kaká tem o estilo de jogo parecido com o meu. Ele joga mais fora da área. Já o [Cristiano] Ronaldo fica mais dentro da área, enfiado, lembra o Coutinho", disse Pelé.

Pois bem... Não vou aqui entrar no mérito do comentário. Mas são necessários alguns cuidados nessa comparação.

A equipe madrilenha, só para a temporada 2009/2010, investiu mais de US$300 milhões em contratações, sendo que US$131 milhões (com uma ajuda da Fifa, por intermédio do presidente Joseph Blatter) foram reservados para o meio-campista português.

Pelé e Coutinho, até onde eu sei, ficaram há anos-luz desse valor, quando contratados pelo Santos.

Só o Rei, jogou por 18 anos no Peixe. Coutinho, por sua vez, defendeu a equipe da Baixada de 1958 até 1970.

Pelé marcou 1091 gols, Coutinho, 370.

A julgar por esta simbólica e verídica estatística, o grande astro do futebol brasileiro e mundial foi, digamos, um pouco precipitado no comentário.

A badalação que é feita em cima dos recém-contratados pelo time espanhol é algo que ultrapassa o limite do razoável.

Por enquanto, não há como tecer comparações, dizer que "a" parece com "b" por isso e aquilo.

Não há como questionar a habilidade do Kaká ou a do Cristiano Ronaldo. Da mesma forma que seria um absurdo, algo digno de internação, falar contra Pelé e Coutinho.

Relevando a questão tática abordada por Pelé, há uma diferença básica nessas duas duplas.

Pelé e Coutinho têm identidade com o Santos. Coisa que Kaká e Cristiano Ronaldo demorarão pra ter em igual escala.

Ainda mais no mundo de hoje, em que, mesmo com a crise financeira, existe espaço para transações milionárias que estarrecem até o mais otimista dos seres.

http://www.midiasemmedia.com.br/

4 comentários:

  1. Esse Pelé é um brincalhão. sem comntários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Só por isto "O Kaká tem o estilo de jogo parecido com o meu. Ele joga mais fora da área. Já o [Cristiano] Ronaldo fica mais dentro da área, enfiado, lembra o Coutinho", não é preciso dizer mais nada. Afinal, é sabido por todos, que, como comentarista, Pelé é ótimo ferreiro.

    Como disse a um amigo "a gente tem que assistir ao filme 'Pelé Eterno' e olhar só para o jogador, vê-lo dentro das quatro linhas. Porque ele foi um monstro (no bom sentido). Mas quando fala..".

    Abs,

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto