A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


segunda-feira, 24 de maio de 2010

1930: Uruguai, invicto, fatura a primeira Copa do Mundo



1930 - País sede:
Uruguai
Campeão: Uruguai
Placar da Final: Uruguai 4x2 Argentina

O elenco campeão: Ballestrero; Nasazzi e Mascheroni; Andrade, Fernández e Gestido; Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte. Técnico: Alberto Suppicci.

A primeira edição da Copa do Mundo, realizada em 1930, contou com apenas 13 participantes e teve o anfitrião Uruguai como o grande campeão.

Ao todo, a Celeste Olímpica teve de disputar 4 partidas. E venceu todas de goleada: 3 a 0 no Peru; 4 a 0 na Romênia; 6 a 1 na Iugoslávia; e 4 a 2 na Argentina.

Dos países que participaram do Mundial, 7 pertenciam à América do Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Esse 'domíninio Sul-Americano' não foi à toa.

Os europeus reclamaram da dificuldade para se deslocar á terra prometida e alegaram um custo muito alto com transporte e hospedagem, razão pela qual boa parte deles preferiram ficar de fora neste primeiro momento.

O Brasil foi eliminado ainda na primeira fase, após perder de 2 a 1 para a Iugoslávia e golear a Bolívia por 4 a 0, de modo a encerrar sua participação no 6º lugar.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

2 comentários:

  1. Viajando no túnel do tempo das copas com o blog do PP.
    Delícia,querido!
    Parabéns!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Menino, naquele tempo senão me engano o Brasil pagou a viagem dele para uma olimpiada com Café, será que não copa foi algo parecido?

    Fique com Deus, menino Persio Presotto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto