A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


terça-feira, 25 de maio de 2010

1934: Mussolini ergue a taça



1934 - País sede: Itália
Campeã: Itália
Placar da Final: Itália 2x1 Tchecoslováquia

O elenco campeão: Combi; Monzeglio e Allemandi; Ferraris 4º, Monti e Bertolini; Guaita, Meazza, Schiavio, Ferrari e Orsi. Técnico: Vittorio Pozzo.

A segunda edição da Copa do Mundo foi disputada na Itália, para a 'alegria' do ditador Benito Mussolini, que tinha como grande objetivo a divulgação do fascismo vivido naquele país.

Para garantir a conquista, Mussolini fez algumas mudanças na legislação da época, de modo a permitir que jogadores com descendência italiana, mas nascidos em outros países, se naturalizassem e jogassem pela Azzurra.

Dentre os naturalizados estava Anfilogino Guarisi, o Filó, atacante brasileiro que jogou no Corinthians.

Dizem as más línguas, que o ditador, além dessa artimanha, chegou ao ponto de contratar a arbitragem para a Copa do Mundo e a 'orientar' os homens de preto nos duelos que envolviam o país anfitrião.

A Seleção Brasileira, que participou do mundial devido à desistência do Peru, foi mais uma vez eliminada na primeira fase. Perdeu para a Espanha por 3 a 1 e ficou na 14ª colocação.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Um comentário:

  1. Senão me engano, Hitler fez o mesmo referente a olimpiada, mas a idéia era para justificar a superioridade ariana, mas ele ficou uma fera quando um esportita negro dos Estados Unidos ganho a medalha de ouro, algo dados mais especificos me fogem a mente...

    Fique com Deus, menina Persio Presotto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto