A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sábado, 29 de maio de 2010

1958: O Mundo se curva ao Brasil de Pelé e Paulo Machado de Carvalho



1958 - País sede:
Suécia
Campeão: Brasil
Placar da Final: Suécia 2x5 Brasil

O elenco campeão: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá Pelé e Zagallo. Técnico: Vicente Feola

Comandados pelo supersticioso e competente Paulo Machado de Carvalho, que era o responsável pela delegação Brasileira, o escrete canarinho foi à Suécia totalmente desacreditado, devido ao fracasso nas duas últimas Copas.

Porém, graças a um excepcional trabalho psicológico e encorajador proposto pelo dirigente, a seleção que contava com a presença dos, ainda, novatos Pelé e Garrincha encantou, literalmente, o mundo e trouxe para o Brasil a primeira conquista de um mundial intercontinental de seleções.

Pelé, mesmo na condição de novato, foi apontado como um dos principais jogadores daquela Copa, ao lado de Garrincha e do francês Fontaine, artilheiro da competição com 13 gols, marca que não foi atingida por nenhum outro jogador - nem mesmo por Pelé - até o momento.

O jogo frente à Suécia foi extraordinário. Com 2 gols de Vavá, 2 de Pelé e 1 de Zagallo - é esse mesmo que você pensou - não houve outra alternativa para os suecos a não ser reverenciar o futebol brasileiro, que aparecia para o mundo como o melhor de todos os tempos.

Muitos acreditam que foi na Copa na Suécia que o futebol brasileiro passou a dar o ar da graça como algo de extraordinário, encantador. Paulo Machado de Carvalho, por sua vez, acreditou muito mais no azul da camisa brasileira usada naquela final. Azul igual ao manto de Nossa Senhora, dizia o Marechal da Vitória.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

2 comentários:

  1. Vou dizer que adoro seu blog, fico sempre atualizada. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cara, fui saber sobre este Fontaine há pouco, numa gincana televisiva.

    Fique com Deus, menino Persio Presotto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto