A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sexta-feira, 28 de maio de 2010

1954: O vexame brasileiro na Suíça



1954 - País sede:
Suíça
Campeã: Alemanha Ocidental
Placar da Final: Alemanha Ocidental 3x2 Hungria

O elenco campeão: Turek; Posipal e Kohlmeyer; Eckel, Liebrich e Mai; Rahn, Morlock, OttmarWalter, Fritz Walter e Schafer. Técnico: Sepp Herberger

A Copa do Mundo na Suíça não foi, a exemplo do que aconteceu em 50, uma das que nos deixou grandes recordações. Pelo contrário. Foi, definitivamente, uma das que fazemos questão de esquecer, devido à uma desnecessária confusão entre brasileiros e húngaros.

A campanha em si, não foi lá grande coisa: goleamos o México por 5 a 0, empatamos com a Iugoslávia em 1 a 1 e perdemos de 4 a 2 para a Hungria, que viria a ser a vice-campeã do mundo ao perder para os alemães do Ocidente.

Muitos consideraram o título alemão uma grande injustiça, pois a Hungria era a grande sensação e contava com grandes estrelas como Ferenc Puskas, diferentemente do elenco germânico, que tinha um "catadão", digamos assim.

Porém, foi, justamente, no jogo contra a grande sensação daquela Copa que tivemos uma das piores lembranças.

Além de perder por 4 a 2 para a Hungria, tivemos dois jogadores expulsos devido à uma briga com direito a socos e pontapés. Fato que fez lembrar, até, de um festival de luta livre. Dentre os premiados com o cartão vermelho estava a "Enciclopédia do Futebol" Nílton Santos, um dos maiores ídolos do Botafogo, em todos os tempos.

Por essas e outras, nossa seleção se despediu da Copa da Suíça, nas Quartas-de-final, de modo melancólico e nada esportista.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

2 comentários:

  1. Muito legal o post.
    parabéns pelo blog !

    quando puder da uma passada lá no meu.

    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. E agora quem vence o mundial 2010?

    Visitem o nosso blog:
    www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto