A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


quinta-feira, 3 de junho de 2010

1978: Na raça, Argentina fica com a taça



1978 - País sede: Argentina
Campeã: Argentina
Placar da Final: Argentina 3x1 Holanda

O elenco campeão: Fillol; Olguín, Tarantini, Luís Galván e Passarella; Ardiles (Larrosa), Bertoni e Gallego; Luque, Kempes e Ortiz. Técnico: César Luís Menotti.

Tendo de engolir as provocações de brasileiros e uruguaios, que até então eram os únicos Sul-Americanos a conquistarem a Copa do Mundo, os argentinos decidiram pôr fim aos comentários maliciosos e erguer, de uma vez, a taça em Buenos Aires.

Contando com um time muito bom, que tinha, por exemplo, o goleiro Fillol, o zagueiro Daniel Passarella e o atacante Kempes - apontado como um dos grandes nomes dessa Copa -, a Argentina não teve piedade da Holanda, que chegava à sua segunda final seguida em Copas do Mundo e, mais uma vez, via o título escapar entre os dedos.

Mas, evidentemente, que a campanha da Argentina não ficou presa a esse jogo unicamente. Afinal, ela só teve pedreira pela frente. Jogou com Hungria - ainda uma seleção respeitada -, França, Itália, Polônia, Brasil - num jogo que terminou empatado em 0 a 0 -, Peru - seu jogo mais fácil: venceu por 6 a 0 -, e, finalmente, a Holanda, que não contava mais com Cruyff, mas era ainda a temível e respeitada 'Laranja Mecânica'.

Por essas e outras, nossos hermanos têm, até hoje, motivos de sobra para comemorarem até dizer chega, a conquista da Copa de 78.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto