
1978 - País sede: Argentina
Campeã: Argentina
Placar da Final: Argentina 3x1 Holanda
O elenco campeão: Fillol; Olguín, Tarantini, Luís Galván e Passarella; Ardiles (Larrosa), Bertoni e Gallego; Luque, Kempes e Ortiz. Técnico: César Luís Menotti.
Tendo de engolir as provocações de brasileiros e uruguaios, que até então eram os únicos Sul-Americanos a conquistarem a Copa do Mundo, os argentinos decidiram pôr fim aos comentários maliciosos e erguer, de uma vez, a taça em Buenos Aires.
Contando com um time muito bom, que tinha, por exemplo, o goleiro Fillol, o zagueiro Daniel Passarella e o atacante Kempes - apontado como um dos grandes nomes dessa Copa -, a Argentina não teve piedade da Holanda, que chegava à sua segunda final seguida em Copas do Mundo e, mais uma vez, via o título escapar entre os dedos.
Mas, evidentemente, que a campanha da Argentina não ficou presa a esse jogo unicamente. Afinal, ela só teve pedreira pela frente. Jogou com Hungria - ainda uma seleção respeitada -, França, Itália, Polônia, Brasil - num jogo que terminou empatado em 0 a 0 -, Peru - seu jogo mais fácil: venceu por 6 a 0 -, e, finalmente, a Holanda, que não contava mais com Cruyff, mas era ainda a temível e respeitada 'Laranja Mecânica'.
Por essas e outras, nossos hermanos têm, até hoje, motivos de sobra para comemorarem até dizer chega, a conquista da Copa de 78.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto