A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sexta-feira, 4 de junho de 2010

1982: A derrota do futebol arte



1982 - País sede: Espanha
Campeã: Itália
Placar da Final: Itália 3x1 Alemanha Ocidental

O elenco campeão: Zoff; Gentile, Cabrini, Bergomi e Collovati; Scirea, Conti e Tardelli; Paolo Rossi, Oriali e Graziani (Altobelli, depois Causio). Técnico: Enzo Bearzot.

A Copa de 82 foi, talvez, uma das que nos deixou muito tristes. Tristes, por ver que o verdadeiro futebol brasileiro, apresentado pelos geniais Zico, Sócrates, Júnior, e outros tantos, comandados pelo maestro Telê Santana da Silva, por ironia do destino, não foi o campeão e, sim, a Itália, de Paolo Rossi (o carrasco brasileiro) que, com um futebol simplório e sem muita novidade, faturou o tricampeonato, que, até então, somente o Brasil havia conquistado.

Na final, contra a Alemanha Ocidental, os italianos venceram por 3 a 1, gols de Paolo Rossi, Altobelli e Tardelli, para a Itália; e Breitner, para a Alemanha Ocidental. A arbitragem do jogo ficou ao encargo do brasileiro Arnaldo César Coelho, hoje comentarista da Rede Globo de Televisão.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

2 comentários:

  1. Ai, chorei muuuuuuuito nesse dia. Pra mim, seja eu saudosista ou não, foi a melhor seleção que vi jogar.
    Até me arrepia lembrar, como parecia fácil, como era bonito.
    Waldir Peres, Leandro, Oscar, Edinho, Junior, Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico, Serginho e Éder... Nem pense que fui no google, lembrei direitinho. Acertei?
    Agora me pergunte a de 2006, só lembro do Ronaldo.

    ResponderExcluir
  2. Ops...lembrei do Luizinho...só nao sei no lugar d e quem. Do Edinho, será?

    Beijo!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto