
1998 - País sede: França
Campeã: França
Placar da Final: França 3x0 Brasil
O elenco campeão: Barthez; Thuram, Leboeuf, Desailly e Lizarazu; Karembeu (Boghossian), Petit, Deschamps e Zidane; Djorkaeff (Vieira) e Guivarc'h (Dugarry). Técnico: Aimé Jacquet.
Tudo parecia perfeito, pelo menos, até o jogo final contra os franceses, que diziam-se felizes em ter pela frente o melhor futebol do mundo: o Brasil.
Da simplória felicidade veio a coragem e a ousadia de vencer "o melhor futebol do mundo" e, para a nossa surpresa e tristeza, de goleada: 3 a 0. Era tudo o que eles mais sonhavam, mas, ao mesmo tempo, não acreditavam que pudesse acontecer algum dia.
É certo, que naquele jogo o Brasil ficou apreensivo e preocupado, não só com a partida final, mas com a convulsão que o atacante Ronaldo havia sofrido um dia antes daquele jogo. Preocupação esta, que ficou evidente a partir do momento em que o lateral direito Cafu deu um pique, nunca dado antes, para acudir o atacante que havia se chocado com o goleiro Fabian Barthez em um lance aparentemente normal.
Mas, se por um lado, Ronaldo não estava bem e Zagallo chegou até a ameaçar a colocar Edmundo desde o início do jogo, Zinedine Zidane estava literalmente em casa. Fez dois dos três gols, deu o primeiro título de campeão mundial aos franceses e, a partir daí, passou a ser apontado pela crítica como um dos melhores jogadores do mundo. Condição esta que ocasionou a saída do meia da Juventus de Turim (ITA) para o Real Madrid (ESP) pouco tempo depois do mundial.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto