A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


quinta-feira, 10 de junho de 2010

2006: Itália imita o Brasil e conquista o Tetra nos pênaltis



2006 - País sede:
Alemanha
Campeã: Itália
Placar da Final: Itália (5)1x1(3) França ( ) = decisão por penalidades.

O elenco campeão: Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Materazzi e Grosso; Gattuso, Pirlo, Perrotta (Iaquinta), Camoramesi (Del Piero); Totti (De Rossi) e Luca Toni. Técnico: Marcello Lippi.

A Seleção Brasileira, comandada por Carlos Alberto Parreira, era apontada como a grande favorita ao título. No entanto, quem mostrou bom futebol, de verdade, capaz de empolgar e emocionar, foi a a Alemanha, de Jurgen Klinsmann - aquele mesmo, campeão como jogador em 1990 -, tendo Joakim Löw como seu auxiliar.

A França, que contava com uma equipe longe de ser a ideal, tinha a dupla Zinedine Zidane e Henry, que eliminou o escrete canário, nas Quartas-de-Final, numa ajeitada de meia pra lá de infeliz do lateral esquerdo Roberto Carlos.

Já a Itália, que ergueu o Tetra da mesma maneira que o Brasil em 1994 - nos pênaltis - foi ajudada, e não por uma única vez, pela arbitragem, em especial no duelo diante da Austrália, nas Oitavas-de-Final.

O confronto que mais comoveu foi, sem dúvida alguma, o entre Itália e Alemanha, na semifinal, em que Totti e Del Piero deixaram os italianos com uma das mãos na taça, ainda que injustamente, por tudo o que foi relatado acima.

E foi na grande final que ocorreu o momento mais deplorável do mundial: a cabeçada de Zidane em Materazzi, no segundo tempo do período regulamentar. A justificativa dada pelo francês foi a de que o italiano havia ofendido moralmente a irmã dele.

Mas, de tudo, triste, mesmo, foi a perda do humorista Bussunda, do Casseta e Planeta, da Rede Globo de Televisão, que nos deixou, em solo alemão, durante a disputa da Copa...
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto