A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Copa no 3º Mundo

PERSIO PRESOTTO

Olá, meus amigos!

Estamos a uma semana da Copa do Mundo, na África do Sul, país considerado de 3º mundo, assim como o Brasil, que será o palco da edição seguinte, em 2014. Nunca, ao logo desses 80 anos de história, a competição mais importante do futebol foi disputada consecutivamente por nações subdesenvolvidas.

O motivo para essa nova iniciativa não foi apresentado ainda e, francamente, duvido que será apresentado de alguma forma. Mas, algo parece bem claro: A Copa do Mundo, que ostenta e esbanja em luxos e festas, anuncia, ainda que de modo tímido, o seu fim.

As exigências realizadas pelos cartolas da Fifa, portanto, terão de ser revistas e pesadas com uma nova balança, capaz de emoldurar a nova cara da economia mundial, onde os que eram muito ricos, hoje são apenas ricos e os que eram ricos se equiparam aos subdesenvolvidos, mas ainda mantendo uma aparente riqueza.

Na África do Sul e no Brasil, principalmente, poderemos notar esses fatos a partir dos preços dos ingressos, por exemplo.

Tempos atrás, foi informado que o ingresso de um jogo de Copa do Mundo, aqui no Brasil, poderá custar em torno de R$200,00, o que, convenhamos, ultrapassa o limite do bom senso e da realidade econômica do nosso país.

CBF
Nesta quarta-feira, dia 2, a Seleção Brasileira derrotou a do Zimbábue, por 3 a 0, num amistoso preparatório para a Copa do Mundo em solo africano.

Cinco milhões de Euros foram depositados nas contas da CBF, por tal 'cordialidade'.

Detalhe: a inflação do Zimbábue é incalculável, não há moeda própria e só o preço do ingresso paga uma semana de alimentação.

Pergunta: a toda poderosa do futebol brasileiro não podia, por questões humanitárias, doar essa quantia ao povo do Zimbábue?

24 ANOS
O Brasil ficou 24 anos sem conquistar uma edição da Copa do Mundo - de 1970 a 1994.

A Itália também ficou, pelo mesmo período, sem erguer a taça - de 1982 a 2006.

Agora, a vez é da Argentina?

O último título, só pra lembrar, foi em 1986... 24 anos!
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Um comentário:

  1. É insano contruir estádios e gastar fortunas com estádios luxuosos, eu concordo que tem que ter o minimo de condições, porém as exigências da Fifa e da CBF são anormais. Beijos afilhado!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto