A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Educar...


ANA CAROLINA SAKURÁ

O cenário pedagógico discute sobre a proibição da palmada como forma de garantir os direitos da criança.

Enquanto isso, parentes choram o sepultamento do corpo de Wesley Gilbert Rodrigues de Andrade (11 anos), morto por uma bala perdida na escola CIEP, no Rio de Janeiro.



Será que garantir a integridade moral e educacional de uma criança se resume a pedagógica palmada?

O que é a educação neste país?

Como uma criança irá querer progredir, sendo que muitas vezes não sabe se voltará da escola em virtude da violência.

Alunos choram a morte do colega carioca e políticos sorriem ao anunciar a eleição das melhores escolas eleitas pelo Enem.

O vencedor, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice (Mensalidade de R$2.700,00), de São Paulo, e o pior desempenho foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.

"Cumpri meu dever, que foi matricular meu filho, mas o Estado não fez a parte dele, que era garantir a segurança pra ele" (pai de Wesley via @reporterdecrime)

A culpa é da palmada?

Reflexões e mudanças urgentes!
_________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

2 comentários:

  1. Nao entendi !!! Entao porque há uma vítima por bala perdida, deve ser permitido o espancamento de tantas outras criancas? Neste ponto, Lula está certíssimo. Bater em crianca é lei na Alemanha, Suíca, Austria, etc. Vc sabe quantas criancas sao espancadas na Bahia, especialmente - o nordeste é campeao, acham que é corretivo educacional? E na China? Corretíssimo está Lula. É bom nao misturar alhos com bugalhos. Na Europa as criancas sao conscientizadas no jardim de infancia. Sabem o numero da polícia e ... se apanharem ou se forem maltratadas, denunciam. Mas denunciam mesmo. Podem, inclusive, pedir para nao permanecerem na própria família. Lula deu um passo à frente. Resta saber se vai funcionar!
    Junia

    ResponderExcluir
  2. Olá,Júnia!

    Creio que houve um equívoco.

    O que problematizei foram dois casos relativos a educação no país: a palmada pedagógica e o caso do aluno atingido pela bala perdida.

    Contudo,não intencionei relacionar uma a outra,e deixei à reflexão do leitor.

    Retifico que não sou a favor da violência,mas também não credito Lula como salvador da educação,pois ao mesmo tempo que "dá um passo à frente" nesta questão pedagógica,regride no que diz respeito a escola pública.

    Att.

    Ana Carolina

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto