A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sábado, 28 de agosto de 2010

Mini-Saia F.C --Futebol de 7


ANA CAROLINA SAKURÁ

Olá!

Adequar ao invés de adaptar!

O Mini-saia futebol clube tem o prazer de falar sobre a modalidade: Futebol de 7.

Segundo a fonte do comitê paraolímpico brasileiro, o Futebol de 7 é praticado somente por atletas homens com paralisia cerebral, com seqüelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. Segue as regras da FIFA, com adaptações feitas sob a responsabilidade da Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA).

O campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol. . A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com intervalo de 15. Não há regra de impedimento e a cobrança da lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão. Todos os jogadores pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral, ou seja, são todos andantes.

Os jogadores são distribuídos em classes de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento de cada um. Novamente, vale a regra de quanto maior a classe, menor o comprometimento físico do atleta. Vale lembrar que a paralisia cerebral compromete de variadas formas a capacidade motora dos atletas, mas, em cerca de 45% dos indivíduos, a capacidade intelectual não é comprometida.

Associação Internacional de Esporte e Recreação de Paralisados Cerebrais (CP-ISRA) foi fundada em 1978, mesmo ano em que surgiu o futebol de 7 para pessoas com este tipo de deficiência.Ivaldo Brandão introduziu o futebol de 7 no País em 1989, no Rio de Janeiro.

Os jogos paraolímpicos de Sydney-2000 foram o auge da modalidade no Brasil. Na Austrália, a campanha da seleção conquistou a inédita medalha do País num esporte coletivo.

Nosso humilde time está na torcida e desejando boa sorte a nossa seleção brasileira de futebol de 7,em todos os seus caminhos!

Sejamos iguais nas diferenças!

Beijos!

Mini-Saia Futebol Clube
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto