A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Tênis: dos primórdios à elite

Por UELTON GOMES

Uma das versões do surgimento do Tênis é que o esporte derivou de um jogo romano chamado "harpastum", que logo em seguida foi mudado pela França para o nome de "jeu de paume", pois a bola era batida contra um muro com a palma da mão.

No século XII, o "jeu de paume" , começou a se espalhar pela França, ocorrendo várias modificações nas regras e nas configirações dos campos, deixando assim de ser jogado com a bola contra o muro e sendo praticado em um retângulo dividido ao meio com uma corda, surgindo, assim, o "longue-paume", onde permitia ter até 6 participantes de cada lado.

Com o passar dos tempos, surgiu o "court-paume", jogo similar ao "longue-paume". As diferenças eram que o esporte era praticado em um recinto fechado, porém, sua técnica era mais complexa, exigindo uma superfície menor para sua prática. As partidas eram disputadas em 11 jogos, se sagrando o vencedor a equipe que conquistasse seis jogos. Por isso que no tênis os seis jogos (games), definem, em regra, uma partida (set).

A raquete, invenção italiana, surgiu no século XIV, tornando o jogo menos violento e muito mais interessante, facilitando sua prática no resto da França. Neste mesmo século, o esporte já estava sendo difundido em toda Inglaterra, sendo que o Rei Henrique VIII como um de seus praticantes mais habilidosos.

Com o surgimento da bola de borracha no século XIX, o tênis era praticado ao ar livre, na Grã-bretanha.

Em 1873, o major inglês Walter Clopton Wingfield introduziu novas regras ao tênis e modificou as medidadas da quadra. Já no ano seguinte, patenteou um manuscrito do regulamento, detalhes do jogo, quatro raquetes, uma rede e bolas, num "kit" de madeira.

O nome Tênis provavelente deriva da palavra francesa "tenaz", que significa "pega", que era exclamada quando o jogador jogava a bola para o seu adversário.

No dia 25 de maio de 1875, ocorreu uma reunião pública em Londres, onde foi aprovado o Código do "Lawn Tennis", sendo discurtido também a pontuação onde foi definido em fração de 15 polegadas. Nessa época o tênis era chamado de "tennis-in-lawn", por ser praticado em quadras de grama.

O tênis jogado em quadra de grama se expandiu para a Índia e logo chegou na Inglaterra e foi o maior sucesso. A partir daí, as regras sofrem modificações e foram padronizadas para serem adotadas em todo o mundo.

Em 1896 o esporte passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Já em 1924, o tênis não fazia mais parte das Olímpiadas, E foi em 1900 que a Davis Cup foi iniciada, tendo com equivalência de uma copa mundial de equipes que eram, repartidas por zonas geográficas (americana, européia e oriental).

Na América do Sul, tomou um impulso a partir de 1921, pois nesse ano em que foi realizada a primeira Taça Mitre (campeonato sul-americano, individual e por equipes - adultas), em 1948 foi instituída a Taça Patiño (campeonato sul-americano individual e por equipes - juvenis).

No Brasil, o tênis foi iniciado por estrangeiros no "Rio Cricket", em Niterói e na "Wahallah", de Porto Alegre, por volta de 1898.

Foi aí que o tênis deixou de ser um simpels esporte, que era batido contra o muro, para virar uma grande competição internacional, no qual os tenistas se transformaram em verdadeiras personalidades mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto