A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


domingo, 30 de maio de 2010

1962: Mantida a base, Seleção Brasileira fatura o Bicampeonato



1962 - País sede:
Chile
Campeão: Brasil
Placar da Final: Brasil 3x1 Tchecoslováquia

O elenco campeão: Gilmar; Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nílton santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo. Técnico: Aimoré Moreira.

Esta que foi e é lembrada até hoje como a Copa do Mané Garrincha, foi uma das mais aventureiras, se é que se pode assim dizer.

O Brasil entusiasmado pela conquista de 1958, na Suécia, e contagiado pela superstição de Paulo Machado de Carvalho - o Marechal da vitória - foi ao Chile com praticamente a mesma base do mundial anterior, com raras ausências.

A zaga foi alterada. Em 58 a dupla era composta por Bellini e Orlando. Já nesta nesta edição, os representasntes foram Mauro e Zózimo. No ataque entrou Amarildo no lugar de Pelé, que foi condenado a não jogar mais a partir do segundo jogo contra a Tchecoslováquia, por ter se contundido.

No mais, eram os mesmos.

Por não poder escalar Pelé, o Brasil teve de se organizar e contar com um "apoio extra". No jogo contra o Chile, nas semifinais, nossa seleção venceu a partida por 4 a 2, com 2 gols de Garrincha, o artilheiro brasileiro na Copa, que foi expulso de campo e ferido por torcedores ao levar uma pedrada na cabeça.

Para a final, tivemos de aguardar por um efeito suspensivo capaz de liberar Garrincha. Este, meio que "caindo do céu", chegou a tempo.

Mas, evidentemente, que não foi graças ao tal efeito suspensivo que o Brasil conquistou a Copa. Como disse no início, o escrete canário não pôde contar com Pelé, mas, além de Garrincha, contava com Gilmar, Zito, Amarildo...
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto