A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


segunda-feira, 24 de maio de 2010

EDITORIAL DA FOLHA DE S.PAULO - 23/05/2010

FARRA ESPORTIVA

O que se temia está em curso. A organização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 transforma-se em oportunidade para aproveitadores, com a tolerância do governo federal.

É o que se infere das medidas provisórias editadas pelo Executivo que, entre outras providências, dispensam a Infraero de realizar licitações para escolher empresas responsáveis pela reforma e ampliação dos aeroportos, com vistas aos dois eventos. Estima-se em mais de R$ 4 bilhões o dinheiro público a ser investido nas obras.

É um alívio que importantes centros urbanos do país ganhem aeroportos melhores. Mas empreendimento tão amplo e custoso precisaria ser submetido a controles rigorosos.

O mínimo a esperar era que autoridades e governantes, encarregados de zelar pelo bem público, criassem dificuldades, e não facilidades, para aqueles que aguardam com ansiedade a farra do dinheiro fácil e caudaloso, proveniente do bolso do contribuinte.

A senha para o desgoverno veio embutida no diploma que cria, por ato do poder central, a Autoridade Pública Olímpica (APO), um consórcio que une o poder federal ao Estado e ao município do Rio de Janeiro. A entidade, com a missão de administrar projetos relativos aos jogos, já nasce com 496 vagas de emprego.

Para fechar o círculo, criou-se também a Empresa Brasileira de Legado Esportivo, uma entidade pública com personalidade jurídica de direito privado, cuja função é "prestar serviços" à APO.

Não é difícil perceber do que se trata: um arcabouço institucional destinado a conferir muita autonomia e pouca transparência aos gestores dos bilhões de reais que serão investidos nos dois eventos.

editoriais@uol.com.br

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2305201002.htm
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Um comentário:

  1. Sabe o que é pior, a Barra no Rio vai virar um inferno por causa da Olimpiada...

    Fique com Deus, menino Persio Presotto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto