A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O "Maracanazo" e a "culpa" de Barbosa



1950 - País sede:
Brasil
Campeão: Uruguai
Placar da Final: Brasil 1x2 Uruguai

O elenco campeão: Maspoli; Matias González e Tejera; Gambetta, Obdulio Varela e Rodríguez Andrade; Ghiggia, Pérez, Miguez, Schiaffino e Morán. Técnico: Juan López

A Copa do Mundo de 1950, que foi a primeira após a II Guerra Mundial, teve o Brasil como sede e o Uruguai como o campeão, num dos episódios mais tristes para o futebol nacional.

Contando com uma seleção formada por grandes craques, como o meio-campista Zizinho, os atacantes Ademir de Menezes e Jair da Rosa Pinto, o Brasil realizaria naquela Copa uma excepcional campanha não fosse a derrota para os uruguaios na final, realizada no Maracanã, que, por sinal, foi construído especialmente para aquele mundial. O episódio ficou conhecido, por esta razão, como "Maracanazo".

Segundo consta, o capitão uruguaio, Obdulio Varela, comprou todos os jornais em circulação naquele 16 de julho de 1950 e espalhou por toda a concentração uruguaia. A justificativa para o feito era a de que os uruguaios entrassem em campo com um sentimento de vingança e ganhassem a Copa. Ninguém poderá dizer que deu errado, né?

Porém, foi nesse jogo que a meu ver, ocorreu uma das maiores injustiças do nosso futebol: a crucificação do goleiro Barbosa pelos dois gols que sofreu. A 'culpa' dessa derrota foi carregada por ele até o ano de 2000 - 50 anos depois - quando morreu.
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

2 comentários:

  1. Hola Persio!
    Me encabntan este tipo de posts, recordando tiempos pasados.
    Saludos
    sílvia

    ResponderExcluir
  2. Maracanazo

    A bola travessa
    Acha brecha entre
    A trave e o tronco
    Travo amargo
    Na vida do homem
    Que ia morrer de desgosto.
    Barbaridade da bola
    Amante caprichosa
    Matar assim o Barbosa.

    (Rafael Fonseca Lemos - Curitiba/PR)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto