A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Desastre na África, a cara-de-pau da Fifa e o jogo inútil na Tanzânia

MAURO CEZAR PEREIRA

Neste domingo, pelo Campeonato Africano de Nações, a seleção da Tanzânia foi até Ruanda. E perdeu por 1 a 0. Graças a um voo fretado, estará em casa a tempo de enfrentar o Brasil no último amistoso do time da CBF antes da Copa do Mundo.

Tecnicamente, para que serve esta peleja? Nada. O time da Tanzânia, que acaba de sair do secundário Campeonato Africano, em condições normais não ofereceria resistência aos guerreiros de Dunga. Desgastados então, nem se fala.

O torneio é disputado apenas por seleções escaladas com atletas que atuam nos próprios países e reúne apenas parte das nações africanas, as equipes de segunda linha, digamos assim. São esses rapazes, eliminados e cansados, que vão encarar os Dunga Boys nesta segunda.

Segundo a própria Federação da Tanzânia, US$ 2,5 milhões serão pagos pelo cotejo. Quem desembolsa tanto, evidentemente, não quer ver reservas, com isso, Dunga fica, veladamente, obrigado a usar força máxima, ou algo próximo disso.

Sabemos que o professor não escolhe os adversários. Quem define a agenda da seleção da CBF?

***
Já na África do Sul, o Estádio Makhulong, em Tembisa, a cerca de 100 quilômetros de Johanesburgo, recebeu o amistoso Nigéria 3 x 1 Coreia do Norte. Com ingressos grátis e uma enorme quantidade de nigerianos vivendo na região, era óbvia a necessidade de segurança e organização.

Mas não houve nada disso e o enorme número de torcedores, com e sem bilhetes, presentes para acompanhar a partida gerou confusão e muitos feridos. De imediato a Dona Fifa tratou de informar que não tem responsabilidade sobre o ocorrido.

Quanta cara-de-pau, não? Se a Fifa faz inúmeras exigências para que um país sedie uma Copa, entre elas isenção de impostos vários, deveria, sim, determinar estádios e condições adequadas para a disputa de amistosos preparatórios às vésperas do certame.

Ao lavar as mãos, tirar da reta, empurrar para o lado a responsabilidade sobre o desastre, Dona Fifa perde a chance de aprimorar o que cerca sua mais importante competição. Que tal anunciar que, para 2014, os amistosos próximos da Copa em território brasileiro serão por ela regulamentados?

http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto