A Frase

" O resultado fica para a história, o jogo bonito passa "

FELIPÃO
, Técnico da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, antes da grande final da Copa das Confederações, diante da Espanha, no Maracanã


sábado, 18 de setembro de 2010

Hoje, no Buteco: Os 60 anos da TV



Olá, butequeiros de plantão!

Hoje, como vocês devem saber, a Televisão, no Brasil, comemora seus 60 anos de existência.

O precursor da idéia foi o jornalista Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, ou simplesmente Chatô, que inaugurou a PRF3 TV Tupi de São Paulo no dia 18 de setembro de 1950!

Nascido em Umbuzeiro, em Pernambuco, no dia 4 de outubro de 1892, Chateaubriand foi o dono de um dos mais grandiosos impérios de comunicação, conhecido por "Diários Associados" e foi, também, um dos fundadores do MASP (Museu de Arte de São Paulo), ao lado do italiano Pietro Maria Bardi, no ano de 1947.


Bom... agora que vocês sabem um pouquinho sobre o Chatô, vamos falar da TV?

No início, os aparelhos usados eram imensos, pesados.

A programação, transmitida ao vivo, era acompanhada por muitos que se reuniam à frente de padarias, bares e, claro, butecos - não tão chiques ou nobres como este, diga-se.

As novelas românticas com galãs como Walter Foster fascinavam o telespectador.

Não havia edição, videotaipe.

Se errasse, o erro ia pro ar e ponto final.

Quanto ao futebol... a Copa do Mundo de 1962, no Chile, foi a primeira a ser acompanhada pela TV, mas com alguns dias de atraso, devido à falta de recursos tecnológicos avançados como os existentes nos dias de hoje.

Em 1970, por sua vez, além de já termos uma transmissão em tempo real, também podíamos ver os jogos com imagem colorida, não mais em branco e preto.

Enfim, butequeiros!

Agora que já leram sobre o Chatô e a TV, deixo aqui o meu convite para tomarmos uma gelada juntos, neste buteco acolhedor e, ao mesmo tempo, recomendar a leitura da Mini-Saia mais habilidosa e conhecida neste mundo da bola.

Sim... Ana Carolina Sakurá trará um texto impecável - só para variar - neste domingo, explicando as qualidades dos homens e das mulheres quando nas quatro linhas! (leiam na postagem logo abaixo!)

Não percam!

Abração aos que ficam e beijo grande para a Carolzinha!
___________________________________________________
O Blog do Persio Presotto e o Le Poète en Fleur estão concorrendo ao "Prêmio Top Blog 2010", nas categorias esportes e variedades. Para votar, basta clicar no selo à direita da tela, nos topos dos respectivos blogs. Gratos pela preferência!

Um comentário:

Deixe o seu comentário sobre os textos do Blog do Persio Presotto